Destaques

08/08/2018 - Brasil assumirá dianteira na produção de grãos

Isso acontece porque se estima que a produção da soja brasileira deve chegar, em condições normais de clima, ao total de 120 milhões de toneladas colhidas, sendo que para os Estados Unidos a média estipulada é de 117 milhões, contra 57 milhões de toneladas produzidas na Argentina.

01/08/2018 - Mundo deve produzir menos grãos, prevê IGC

O IGC (Conselho Internacional de Grãos, na sigla em ingês) reduziu sua previsão de produção total de grãos na temporada 2018-19 para 2,059 bilhões de toneladas, ante 2,077 bilhões de toneladas no início de julho. A previsão também ficou abaixo dos 2,091 bilhões de toneladas previstos para a temporada 2017-18.

25/07/2018 - Identificadas novas pragas que atacam o café

Cientistas da Universidade Nacional da Colômbia (UN) descobriram quatro novas famílias de insetos nocivos ao café em sete departamentos do país, todos pertencentes à ordem Hemiptera. Após esta descoberta, já foram registradas sete famílias dessa ordem de insetos e mais de 65 espécies atacando as plantações do grão na Colômbia.

18/07/2018 - Helicoverpa tem frequência altíssima de resistência a piretroides

A Helicoverpa armigera está demonstrando uma resistência altíssima a defensivos do grupo dos piretroides, revela um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Entomologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). A praga invasora, que foi relatada pela primeira vez no Brasil em 2013, já tem presença identificada em várias regiões do País.

11/07/2018 - SC: Produção de arroz na região deve ultrapassar a super safra de 2017

A região Norte de Santa Catarina, que inclui Jaraguá do Sul, Massaranduba, Guaramirim, Joinville e outros oitos municípios, registrou um aumento de aproximadamente 3% na produção de arroz deste ano, em comparação com a safra anterior, já considerada acima da média.

04/07/2018 - Controle biológico é alternativa para cultura do feijão

No controle biológico, as pragas e outros transmissores de doenças são combatidos com a introdução de seus inimigos naturais, sejam fungos, vírus, bactérias, parasitoides ou insetos benéficos, conforme descrição da própria Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As pesquisas desenvolvidas por lá, por exemplo, já resultaram em produtos biológicos que não deixam resíduos nos alimentos e prometem ser inofensivos ao meio ambiente e à saúde humana.

27/06/2018 - Setor de defensivos agrícolas busca nova lei na Câmara ainda em 2018

A indústria de defensivos agrícolas no Brasil trabalha com a aprovação de uma nova regulamentação para o setor na Câmara dos Deputados ainda em 2018, embora reconheça que as discussões possam levar mais tempo, disse à Reuters um representante do segmento, que critica a "morosidade regulatória" no país.

20/06/2018 - Pesquisa desenvolve primeira soja tolerante a percevejo

A primeira cultivar de soja com tolerância ao ataque de percevejos foi registrada pela Embrapa e estará disponível no mercado nas próximas safras. Desenvolvida por meio de melhoramento genético tradicional, tem elevado potencial produtivo e suporta o dobro do ataque de percevejos, sem reduzir o rendimento.

13/06/2018 - Cientistas trabalham para melhorar o arroz brasileiro

Uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) analisou o progresso dos estudos que própria Embrapa produziu nos últimos 45 anos para melhorar ainda mais o arroz brasileiro.

06/06/2018 - Mais um vírus causador de mosaico em sorgo é identificado no Brasil

Os estudos encontraram também, entre os diversos genótipos testados, uma linhagem de sorgo resistente ao mosaico comum causado por essa espécie de potyvírus. Em condições ambientais que favoreçam o seu aparecimento, a doença pode provocar perdas consideráveis na produção, de acordo com os pesquisadores.

30/05/2018 - Transgênicos devem dominar mercado global até 2024

O relatório "Global Agriculture Biotechnology Market - Technologies, Market share and Industry Forecast to 2024", divulgado pela Research and Markets nesse mês de maio indica que as culturas geneticamente modificadas dominarão o mercado mundial de biotecnologia agrícola nos próximos anos.

23/05/2018 - Mosca-da-haste-da-soja é encontrada pela primeira vez no Cerrado

A produção brasileira de café ganhará fôlego para crescer até 25% nos próximos dez anos. A previsão é do ex-ministro da Agricultura (de 2003 a 2006) e coordenador de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues.


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]